CNJ:Manual do protocolo

De PJe
Edição feita às 15h56min de 10 de fevereiro de 2014 por Renata.catao (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Esse manual se destina a servidores da seção de protocolo e digitalização. O objetivo é abranger as tarefas mais corriqueiras executadas pelos servidores da seção.

Conteúdo

Tela inicial

Ao acessar o PJe, a tela inicial deverá ser exibida conforme imagem de exemplo abaixo:

Telainicial.png

Em muitos casos, uma tela de advertência de segurança, relatando que o site do CNJ não está na lista de sites confiáveis do navegador, é exibida, conforme imagem de exemplo abaixo.

Advertenciasiteconfiavel.png

Pode-se clicar no link "Mais informações" da janela para verificar a identidade do site. É recomendado que o usuário acione o botão "Continuar".

A tela de verificação de ambiente deve ser iniciada na primeira vez que for feito o acesso ao site. Essa verificação, conforme orientação na lista de funcionalidades do sistema, certifica-se de que o navegador está configurado conforme necessário para o correto uso do sistema. A tela de verificação deverá ser exibida similarmente ao exemplo abaixo:

Verificacaoambiente.png

Em geral, o uso de pop-ups não estará habilitada, como mostra o ícone False.png da imagem acima. Além disso, há a mensagem no topo da tela, "O Firefox impediu este site de abrir uma janela" ai lado do botão "Opções". Deve-se, então, desbloquear o uso de pop-ups através do acionamento do botão "Opções", o que exibirá a lista de opções conforme imagem de exemplo abaixo:

Desbloquearpopups.png

É recomendado que o usuário selecione a opção "Desbloquear popups de www.cnj.jus.br".

O usuário deve também verificar se a execução de plugins do Java está permitida. Para isso, deve-se acessar o ícone Bateria.png exibido no início da barra de endereços, no canto superior esquerdo. Ao acionar o ícone, deve aparecer uma mensagem conforme exemplo abaixo:

Permitirjava.png

O usuário deve optar pela seleção do botão "Permitir e memorizar".

Identificação

Na tela principal, após inserido o token em alguma porta usb do computador, o usuário deverá selecionar a opção "Acessar com certificado digital". A janela de inserção da senha do token será exibida, conforme exemplo abaixo:

Logontoken.png

No exemplo acima foi utilizado o software Safenet Authentication Client para leitura do token. O usuário deverá fornecer a senha de acesso ao token para que a leitora consiga ler ser certificado digital. A partir dessa leitura, o PJe fará a autenticação do usuário, conforme regra RN282. Quando a autenticação for bem sucedida, a página principal do sistema será exibida ao usuário, conforme exemplo abaixo:

Paginainicial.png

Conforme orientação disponível sobre a página inicial, quando há avisos cadastrados, eles aparecem nessa página através do agrupador de mensagens. É exibida também opção de "Pesquisar" outros avisos por título e período de publicação. A tela acima contém um aviso cadastrado como vigente do dia 03/02/2014 ao dia 10/02/2014. Ou seja, a partir do dia 11, a página inicial não conterá mais o aviso, a menos que sejam cadastrados outros. A opção de cadastramento de avisos está disponível para administradores do sistema.

Além dos avisos, o usuário tem acesso ao botão "Painel do usuário". Ele também poderia ser acessado através do menu Painel → Painel do usuário.

Ao acionar a barra de rolagem para baixo, o botão de acesso ao painel do usuário estará disponível, conforme exemplo abaixo:

Botaopainel.png

O usuário deve acessar o botão para ter acesso ao seu painel.

Pesquisar processo

Retificar autuação

Painel do usuário

O painel do usuário é a visão do usuário vinculado ao par papel/localização perfil no sistema. Ao acessar o "Painel do usuário", por exemplo, com papel de "Servidor do protocolo" e na localização "Seção de protocolo e digitalização", é exibido o painel do servidor conforme imagem abaixo:

Painelprotocolo.png

O painel está contido na área principal na tela do PJe, conforme orienta a seção visão geral do manual de referência do PJe. São exibidas, na árvore de tarefas, as tarefas pendentes para o papel do usuário naquela localização. Para visualizar tarefas pendentes vinculadas a processos sigilosos, o usuário deve acionar o ícone Chavecinza.png, conforme destaque da imagem.

Preparar juntada

A tarefa "Preparar juntada" é uma tarefa do fluxo de digitalização acionado como subprocesso do fluxo comum do CNJ. Nessa tarefa, o colaborador irá anexar ao processo documentos digitalizados. O usuário vincula documentos digitalizados a um documento principal do processo já criado na autuação. É importante salientar que o ícone Oculos.jpg não deve ser utilizado nesse momento para adicionar arquivos, já que dessa forma o usuário assinaria os documentos adicionados, quando o que deve acontecer é a assinatura através da tarefa seguinte, avaliar juntada.

Ao acionar o ícone de tarefa Lapis.jpg de um processo pendente da tarefa "Preparar juntada", será exibida para o usuário a janela de atuação na tarefa conforme exemplo a seguir:

Prepararjuntada1.png

Ao selecionar um dos documentos exibidos, o usuário poderá anexar arquivos já salvos em seu computador através do botão adicionar, conforme exemplificado na imagem abaixo:

Prepararjuntada2.png

Avaliar juntada

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Informações Gerais
Aplicativos PJe
Manuais
Suporte
Ferramentas