Roteiro de configuração de login com usuário e senha
O PJe, a partir da versão 1.7.0.1, deverá permitir autenticação adicional por meio de login e senha, além do acesso via certificação digital. O cadastro de usuário com acesso exclusivo via login/senha deverá, obrigatoriamente, ser realizado presencialmente nos termos do art. 2º, §1º, da Lei 11.419/2006.
ORIENTAÇÕES AO SERVIDORES – Cadastramento presencial de usuários
- Caso a pessoa não possua cadastro no PJE, deve-se efetuar cadastro da pessoa física e depois torná-la "advogado" ou "jus postulandi" clicando no botão correspondente.
- Acessar o cadastro de advogado, opção “confirmar credenciamento”, ou o cadastro do jus postulandi para complementar os dados.
- Após salvar os dados, clicar em "Gerar senha" para enviar o link de ativação ao usuário.
- Clicar em “Assinar Termo”. O servidor assinará digitalmente o termo de confirmação de cadastrado.
ORIENTAÇÕES PARA DBA
Existem duas formas para ativação de senhas:
1.Clique no botão "Solicitar senha" presente na tela de login, informe o CPF/CNPJ e o email cadastrado no PJE. O usuário receberá um email contendo uma URL para cadastramento de uma nova senha.
2.Caso o PJE não esteja configurado para envio de email, pode-se executar o procedimento diretamente no banco de dados através do seguinte script:
update acl.tb_usuario_login set hash_ativacao_senha = '123', in_status_senha= 'I', dt_validade_senha = current_date + 180 where ds_login = 'USUARIO';
Após a execução do script, acesse a seguinte URL para cadastrar uma nova senha: http://SERVIDOR:PORTA/pje/Senha/ativacaoSenha.seam?hashCodigoAtivacao=123&login=USUARIO
3.Uma vez que existam usuários com senha ativada e com perfil para acessar os cadastros de pessoas (física, jurídica, advogado...) é dada a opção de enviar um email ao usuário com o link de ativação da senha.
4.Outra alternativa é executar o script presente no anexo script_igualar_senha_login.sql. Esse script definirá senha do usuário com sendo igual ao seu login. ATENÇÃO: esse script só deve ser executado em ambientes de teste.
ORIENTAÇÕES PARA ADMINSTRADORES
- Deve-se verificar se o modelo de documento de email foi cadastrado. O modelo deve possuir as seguintes características:
- Tipo de modelo de documento: Comprovante cadastro de advogado
- Tipo de petição ou documento: Sistema
- Modelo de documento: Modelo de mensagem de troca de senha
- Localização: a cargo do tribunal
- Modelo de documento: exemplo presente no arquivo ModeloDocumento.txt. O modelo deve ter obrigatoriamente a EL #{urlAtivacaoSenha}
- Em seguida, deve-se cadastrar o parâmetro idModeloEMailMudancaSenha com o valor do ID do modelo de documento cadastrado no item anterior.
- Para habilitar o envio de email, deve-se definir as seguintes variáveis presente no arquivo components.xml:
- ssl
- tls
- debug
- host
- password
- port
- username
<mail:mail-session ssl="false" tls="false" debug="false" host="hostname" password="senha" port="25" username="usuario" />
- Para que o sistema passe a filtrar os processos com segredo de justiça, deve-se definir a variável produção, presente no arquivo components.xml, como true. Caso contrário, o sistema entenderá que o filtro não deverá ser habilitado.
<factory name="producao" scope="application" value="true" />